Explicação de Apocalipse
12
Apocalipse 12
A Mulher com o Menino. 12:1-17.
1-5. O capítulo 12 apresenta outro problema
de identificação – a mulher vista no céu . . . com dores de parto que deu à luz
(vs. 1, 2). Uma coisa parece certa – que esta criança "que há de reger
todas as nações com vara de ferro" (v. 5) deve ser o Senhor Jesus Cristo
(veja Sl. 2:9; Is. 66:7; Ap. 19:15). Muitas identificações têm sido sugeridas
para a mulher. No período dos Pais da Igreja, Victorino dizia que era "a
antiga igreja dos pais, e profetas, e santos, e apóstolos" (Ante-Nicene
Fathers, VII, 355). Muitos escritores dizem que é Israel, de quem Cristo veio;
enquanto outro, como Auberlen, Lenski, etc., interpretam-na mais compreensivelmente
como o Israel de ambos os Testamentos. Eu penso que podemos afirmar que seja
Israel. A Igreja Católica Romana, é claro, insiste que é a Virgem Maria, mas a
Igreja Romana também diz que Maria deu à luz sem dores, entrando em contradição
com este versículo (veja Is. 66:7). Diante da mulher está o grande inimigo de
Deus, o dragão (Ap. 12:4), que espera destruir Cristo. Mas fracassará no seu
intento.
6. Eu, pessoalmente, creio como Weidner,
Walter Scott e muitos outros, que este versículo é antecipatório e aponta para
o tempo da tribulação de Israel no final dos tempos. Foi colocado aqui para
enfatizar o fato de que Satanás, que odeia Cristo, e portanto o Seu povo, vai
perseguir Israel de maneira especial conforme o tempo do fim estiver se
aproximando.
7-9. Agora somos introduzidos ao que Swete
designa corretamente de "a suprema tentativa da parte do dragão de
destronar o Filho da Mulher, restabelecendo-se ele próprio na presença de
Deus". São vários os termos designativos de Satanás neste parágrafo (v.
9), mais do que em qualquer outra simples passagem da Palavra de Deus: o grande
dragão, a antiga serpente ... diabo, e Satanás, e – uma das mais terríveis
frases nas Escrituras – não algo de que Satanás se glorie, mas algo que o céu
reconhece – sedutor de todo o mundo (veja II Tm. 3:13; II Jo. 7). Aqui ele não
é enfrentado por Cristo, mas por Miguel e seus anjos (Ap. 12:7; veja Dn.
10:13,21; Judas 9), que parece ser o líder da hierarquia angélica. Satanás é
lançado fora dos céus. Talvez seja uma referência a algumas palavras de nosso
Senhor relativamente à queda de Satanás (Jo. 12:31), embora eu esteja
convencido de que a cena se desenrola no final desta dispensação. Observe que
Satanás não é lançado no abismo, mas foi atirado para a terra (Ap. 12:9),
exatamente antes que o Anticristo assuma seu reino terrível e temporário.
10-12. Nenhum detalhe se toma necessário aqui
sobre o subseqüente hino de regozijo. A ênfase está sobre o poder de Deus e a
autoridade de Cristo. Os irmãos venceram Satanás por causa do sangue do
Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram (v. 11). São vitoriosos
porque deram um testemunho fiel até mesmo enfrentando a morte.
13-17. O que foi mencionado em antecipação no
versículo 6 está declarado aqui com mais detalhes. O período de tempo designado
um tempo, tempos, e metade de um tempo (v. 14), semelhante aos 1.260 dias no
versículo 6, é o período da mais negra tribulação. A terra ajudando a mulher
(v. 16) pode representar, como diz Walter Scott, os governos da terra tendo
amizade com os judeus "e providencialmente (como, não sabemos) frustrando
os esforços da serpente" (Exposition of the Revelation of Jesus Christ, in
loco). A referência à mulher e sua descendência (v. 17) faz lembrar a primeira
profecia messiânica (Gn. 3:15).
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