Comentário de Apocalipse 17 — Matthew Henry

Comentário de Apocalipse Capítulo 17
por Matthew Henry

Comentário de Apocalipse 17 — Matthew Henry

Versículos 1-6: Um dos anjos que tinha as taças, explica o significado da visão anterior da besta anticristã, que reinaria 1260 dias, e em seguida seria destruída; 7-18: E interpreta o mistério da mulher e da besta que tinha sete cabeças e dez chifres.

Apocalipse 17:1-6. Roma parece estar claramente representada neste capítulo. A Roma pagã submeteu e governou com poderio militar, não por arte nem adulação. Geralmente deixava que as nações continuassem com seus antigos costumes e adorações, porém, sabe-se que por sua astuta administração política, com toda a classe de enganos e injustiças, é que a Roma papal tem obtido e mantido o seu governo sobre reis e nações. Aqui existiram seduções por meio de honras e riquezas mundanas, pompas e orgulho, apropriados para mentes mundanas e sensuais. A prosperidade, a ostentação e o esplendor alimentaram a soberba e as concupiscências do coração humano, mas não são uma garantia contra a vingança divina. A taça de ouro representa as seduções e as ilusões pelas quais esta Babilónia mística tem obtido e mantido sua influência, e seduzido a outros para que se unam às suas abominações. É nomeada por seus costumes infames, a mãe das prostitutas, a que educa na idolatria e em toda a classe de maldades. Está cheia do sangue dos santos e mártires de Cristo Jesus. Embriagava-se com ele, e isto lhe era tão agradável que nunca estava satisfeita.

Não podemos senão nos surpreender pelos oceanos de sangue de cristãos, derramados por homens que se dizem cristãos; porém, quando consideramos estas profecias, estes feitos espantosos testificam da verdade do Evangelho. Guardemo-nos de uma religião esplêndida, gananciosa ou de moda. Evitemos os mistérios da iniquidade e estudemos com diligência o grande mistério da piedade, para que aprendamos a ser humildes e agradecidos pelo exemplo de Cristo.

Quanto mais procurarmos nos parecer com Ele, menos comprometidos estaremos de ser enganados pelo Anticristo.

Apocalipse 17:7-14. A besta na qual a mulher estava montada era assento de idolatria e perseguição, não na antiga forma pagã, mas a sede da idolatria e da tirania, ainda que de outra sorte e forma. Enganaria a uma submissão estúpida e cega todos os habitantes da terra sob sua influência, exceto o remanescente dos escolhidos.

Esta besta tem sete cabeças, sete montanhas, as sete colinas sobre as quais Roma foi erguida; e sete reis, sete tipos de governo. Cinco eram passados quando esta profecia foi escrita; um estava em vigor naquele momento; o outro ainda iria chegar. A besta, dirigida pelo papado, constitui o oitavo governante, e este volta a estabelecer a idolatria. Tinha dez chifres, que dizem ser dez reis que ainda não tinham reinado; eles só apareceriam quando o Império Romano fosse dividido, e seriam por um tempo extremamente zelosos em relação aos seus interesses.

Cristo reinará quando todos os seus inimigos estiverem subjugados debaixo de seus pés. A razão da vitória, é que Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele tem o domínio supremo e poder sobre todas as coisas; todos os poderes da terra e do inferno estão sujeitos ao seu controle. Seus seguidores são chamados para esta guerra, são preparados para ela e serão fiéis nela.

Apocalipse 17:15-18. Deus mandava de tal forma nos corações destes reis, por seu poder sobre eles e por sua providência, que eles fizeram estas coisas sem ter a intenção que Ele se propós e anunciou. Eles verão suas condutas néscias, como foram enfeitiçados e escravizados pela prostituta e feitos instrumentos de sua destruição. Ela era essa grande cidade que reinava sobre os reis da terra, quando João recebeu esta visão; e todos sabem que Roma era esta cidade.

Os crentes serão recebidos na glória do Senhor quando os maus serão destruídos da maneira mais terrível; sua união em pecado será transformada em ódio e ira, e eles assistirão anelantes as torturas uns dos outros. A porção do Senhor é o seu povo; seu conselho permanecerá e fará todo o seu beneplácito para a sua glória e para a felicidade de todos os seus servos.

Apocalipse 1 Apocalipse 2 Apocalipse 3 Apocalipse 4 Apocalipse 5 Apocalipse 6 Apocalipse 7 Apocalipse 8 Apocalipse 9 Apocalipse 10 Apocalipse 11 Apocalipse 12 Apocalipse 13 Apocalipse 14 Apocalipse 15 Apocalipse 16 Apocalipse 17 Apocalipse 18 Apocalipse 19 Apocalipse 20 Apocalipse 21 Apocalipse 22
Postagem Anterior Próxima Postagem