Comentário de Apocalipse Capítulo 22
por Matthew Henry
Versículos 1-5: Uma descrição da cidade celestial com as figuras da água e da árvore da vida, e do trono de Deus e do Cordeiro; 6-19: A verdade e o garantido cumprimento de todas as visões proféticas - Espírito Santo e a esposa, que é a igreja, convidam e dizem, vem; 20, 21: A benção final.
Apocalipse 22:1-5. Todos os ribeiros de consolo terreno são barrentos, porém estes são claros e refrescantes. Dão vida e preservam a vida, para os que bebem deles, e assim fluirão para sempre. Indicam as influências vivificantes e santificadoras do Espírito Santo, segundo são dadas aos pecadores por meio de Cristo. O Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, aplica esta salvação às nossas almas por seu amor e poder, que a tudo criam de novo.
A árvore da vida é alimentada pelas puras águas do rio que saem do trono de Deus. A presença de Deus no céu é a saúde e a alegria dos santos. Esta árvore simboliza Cristo e todas as bênçãos de sua salvação; e as folhas para curar as nações significam que o seu favor e presença suprem de todos os benefícios os habitantes deste mundo bendito.
O Diabo não tem poder ali; não pode desviar os santos de servirem a Deus, nem pode perturbá-los no serviço que prestam ao Senhor. Aqui se fala de Deus e do Cordeiro como sendo um. Ali o serviço significará não somente liberdade, mas também honra e domínio.
Ali não haverá noite, nem aflição, nem tristeza, nada de pausas no serviço ou no prazer, nenhuma espécie de diversão ou prazer de invenção humana serão desejados ali. Quão diferente é tudo isto de todos os pontos de vista puramente humanos e grosseiros, da felicidade celestial, dos que se referem aos prazeres dos pensamentos humanos!
Apocalipse 22:6-19. O Senhor Jesus falou pelo anjo, confirmando solenemente o conteúdo deste livro, particularmente desta última visão. Ele é o Senhor Deus, fiel e verdadeiro. Além disto, falou por seus mensageiros, os santos anjos que anunciaram estes fatos aos santos homens de Deus. Estas coisas devem ter a sua conclusão dentro de pouco tempo. Cristo logo virá e tirará todas as dúvidas. E falou pela integridade do anjo que havia sido o intérprete do apóstolo. Ele se recusou a aceitar a adoração de João e o repreendeu por oferecê-la. Isto representa outro testemunho contra a adoração idólatra de santos anjos. Deus chama cada um a dar testemunho das declarações feitas aqui. Este livro, conservado aberto, produzirá efeitos nos homens: O imundo e o injusto o serão ainda mais; porém confirmará, fortalecerá e santificará ainda mais os que são justos para com Deus.
Nunca devemos pensar que uma fé morta ou desobediente nos salvará, porque o Primeiro e o Último tem declarado que somente aqueles que cumprem os seus mandamentos são bem-aventurados. Este é
um livro que exclui do céu todas as pessoas más e injustas, particularmente aquelas que amam e cometem mentiras; portanto, este livro em si mesmo não pode ser uma mentira. Não existem pontos nem condições intermediárias.
Jesus, que é o Espírito da profecia, tem dado às suas igrejas a luz matutina da profecia para assegurar-lhes a luz do dia perfeito que se aproxima. Tudo está confirmado por um convite geral e direto à humanidade a participar gratuitamente das promessas e dos privilégios do Evangelho. O Espírito, pela Palavra sagrada, e através das convicções e influências na consciência do pecador, diz: venha a Cristo para a salvação. E a noiva, ou toda a Igreja, na terra e no céu, diz: Vem, compartilhe a nossa alegria. E para que ninguém duvide, acrescenta: E quem quer ou esteja desejoso, venha e tome de graça da água da vida. Que quem ouve ou leia estas palavras, deseje logo aceitar gratuitamente o convite. Todos os que se atrevem a corromper ou a mudar a Palavra de Deus, seja adicionando palavras, seja subtraindo-as, já estão condenados.
Apocalipse 22:20,21. Logo após revelar estas coisas ao seu povo na terra, Cristo parece retirar-se deles voltando para o céu, mas assegura-lhes que não se passará muito tempo antes que volte outra vez. Enquanto estivermos ocupados nos deveres de nossas diferentes ocupações na vida, não importa quais sejam os labores que nos provem, ou as dificuldades que nos rodeiem, ou as angústias que nos oprimam; ouçamos com prazer o nosso Senhor que proclama: "Eis que cedo venho". Ele virá para dar fim ao labor e ao sofrimento dos seus servos. "E o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra"; com verdadeira abundância, para recompensar toda obra de fé e trabalho de amor. virá para receber o seu povo fiel e perseverante, e levá-lo para si mesmo, para habitar para sempre naquele mundo bendito. Amém! Assim seja! vem, Senhor Jesus.
Uma benção conclui tudo. Pela graça de Cristo devemos ser mantidos na expectativa feliz de sua glória e estar preparados e preservados para ela; sua manifestação gloriosa será de regozijo para os que aqui participam de sua graça e favor. Que todos digam Amém. Tenhamos sede das grandes medidas das influências da graça do bendito Senhor Jesus Cristo para as nossas almas, e de sua presença de graça conosco, até que a glória faça com que a sua graça seja perfeita em nós. Glória seja dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e será eternamente no mundo sem fim. Amém.
Apocalipse 1 Apocalipse 2 Apocalipse 3 Apocalipse 4 Apocalipse 5 Apocalipse 6 Apocalipse 7 Apocalipse 8 Apocalipse 9 Apocalipse 10 Apocalipse 11 Apocalipse 12 Apocalipse 13 Apocalipse 14 Apocalipse 15 Apocalipse 16 Apocalipse 17 Apocalipse 18 Apocalipse 19 Apocalipse 20 Apocalipse 21 Apocalipse 22
Apocalipse 1 Apocalipse 2 Apocalipse 3 Apocalipse 4 Apocalipse 5 Apocalipse 6 Apocalipse 7 Apocalipse 8 Apocalipse 9 Apocalipse 10 Apocalipse 11 Apocalipse 12 Apocalipse 13 Apocalipse 14 Apocalipse 15 Apocalipse 16 Apocalipse 17 Apocalipse 18 Apocalipse 19 Apocalipse 20 Apocalipse 21 Apocalipse 22