Significado de Apocalipse 2:1-29
Significado de Apocalipse 2:1-29

2.1— 3.22 As sete igrejas mencionadas eram igrejas reais nas cidades mencionadas. Elas representam todas as igrejas daquela época, bem como as igrejas de todas as gerações subsequentes. As cartas devem ser interpretadas histórica, pastoral e praticamente, com aplicação imediata instruindo aquelas sete igrejas asiáticas; com aplicação contínua a todas as igrejas locais por toda a história da igreja, mostrando discernimento a respeito de onde elas se situam espiritualmente perante o Senhor; e com a aplicação pessoal contínua, exortando o indivíduo para ser um vencedor. A estrutura das cartas apresenta um padrão sétuplo: 1) Uma comissão para o mensageiro da igreja nomeada; 2) Uma descrição do caráter de Cristo; 3) Uma recomendação, com exceção de Sardes e Laodiceia; 4) Uma censura, com exceção de Esmirna e Filadélfia; 5) Uma correção com vários imperativos; 6) Um desafio repetido sete vezes. Começando com a quarta carta, o desafio segue a promessa de aliança; 7) Uma promessa de aliança, que é uma faceta do próprio Cristo e é um dom para cada membro do corpo de Cristo.

INTERPRETAÇÃO DISPENSACIONALISTA: Os dispensacionalis- tas vêem uma aplicação profética nas cartas, sugerindo que elas também ressaltam sete estágios da história da Igreja, culminando com os dois estágios no final dos tempos vistos nas igrejas de Filadélfia e Laodiceia.

2.1- 7 Éfeso: Uma igreja ortodoxa e não dedicada na primeira cidade da Ásia proconsular (ver At 19—20) e, de acordo com a tradição, a residência de João antes e depois de sua prisão em Patmos.

2.4 Ver a seção 3 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.4 A vitalidade espiritual que surge da caridade pelo Senhor degenerou para uma rotina ortodoxa.

2.5 A ti virei é um tempo presente, referindo-se não à segunda vinda, mas a uma vinda espiritual em bênção ou em julgamento. Tirarei do seu lugar o castiçal; Uma congregação pode continuar a existir sem ser a luz na escuridão.

2.8 O nome nicolaítas é simbólico, significando "Conquistando a Laicidade". Aparentemente, esse grupo reivindicava algum tipo de padrão superior que permitia a idolatria e a imoralidade (ver 2.14-15).

2.7 Ver a seção 4 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.7 Ao que vencer é terminologia militar, sugerindo combate contra as forças do Mal (ver Ef 6.10-18). Todos os crentes são vencedores, mas aqueles que se mantêm fiéis em meio à perseguição e erro doutrinal dão prova de sua fé. Essa é a ênfase primária de Apocalipse. A árvore da vida simboliza a sustentação espiritual para manter a vida eterna. Paraíso é uma palavra persa para jardim, que era usada para designar o jardim celeste de Deus (Lc 23.43). 0 simbolismo sugere a perfeita comunhão que Deus e a humanidade desfrutavam no Eden antes do pecado original.

2.8-11 Esmirna era uma igreja pobre e perseguida localizada em uma bela cidade de grandeza comercial e opulência, com uma grande população judaica.

2.9-10 Ver a seção 4 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.9 Apesar de os cristãos serem pobres, provavelmente devido a um boicote econômico, eles eram espiritualmente ricos. A oposição dos judeus tornou a vida particularmente difícil para os cristãos ali. Embora seu título oficial fosse "congregação do Senhor" (ver Nm 16.3), os judeus hostis e infiéis tinham se tornado sinagoga de Satanás. Ágora, a "congregação do Senhor" é a igreja.

2.10-11 Ver a seção 2 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.10 O diabo (que significando "caluniador") está por trás dos perseguidores. Dez dias simboliza um período de tempo relativamente curto (ver Dn 1.12). Coroa da vida: A alegria da vida eterna dada a um vitorioso.

2.11 Ver a seção 4 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.11 A segunda morte é a separação eterna de Deus (ver 20.6,14-15; 21.18; Dn 12.2; Jo 5.29).

2,12-17 Pérgamo era uma igreja doutrinalmente comprometedora da cidade mais antiga da província e a sede oficial do governo romano.

2.13 Ver a seção 2 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.13 O trono de Satanás pode se referir a um altar de 60 m de altura em honra a Zeus ou ao fato de que Pérgamo era o centro da adoração ao imperador. Além disso, a cidade era o centro da adoração de Asclépio, o deus da medicina, cujo símbolo era uma serpente, que, para Cristo, simboliza Satanás. Antipas foi, evidentemente, o primeiro cristão da Ásia a ser martirizado por sua fé.

2.14-15 A doutrina de Balaão e a dos nicolaítas eram ensinamentos que seduziam o povo de Deus à idolatria e imoralidade (ver 2.6,20; Nm 22—24; 25; 31.15-16; At 15.28-29; 1 Co 10.27-29).

2.14 Ver a seção 5 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse, de idolatria e orgias, ela era famosa por suas mercadorias de lã e tintura "púrpura" (At 16.14).

2.18 O título Filho de Deus expressa o relacionamento e comunhão, além da igualdade e identidade de natureza entre o Pai e o Filho.

2.20 Ver a seção 5 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse. 2.20-21 Jezabel era a esposa do Rei Acabe que promoveu a religião cananeia em Israel (1 Rs 16.29-31; 18.4,19; 2Rs 9.22). Seu nome é usado simbolicamente aqui como uma falsa profetisa que levava as pessoas è fornicação literal e espiritual.

2.16 O Senhor purificará a Igreja com sua palavra de julgamento.

2.17 Ver a seção 4 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.

2.17 Maná escondido: A mitologia apócrifa judaica sustentava que o vaso do maná na arca (ver Êx 16.4,31-34) tinha sido escondido por Jeremias, ou levado por um anjo para o céu, no momento da destruição de Jerusalém em 586 a.C., onde permaneceria até que o Messias chegasse (2Macabeus 2.4-8). Jesus é o "verdadeiro pão do céu" (7.16; ver SI 78.24; 105.40; Jo 6.31-35,48-51). Os júris votavam pela absolvição jogando uma pedra branca em uma uma. Também eram usadas pedras especiais como símbolos para vários propósitos, como recompensas para vitórias em jogos. Novo nome refere-se ao caráter de Cristo atribuído à pessoa (ver 22.4; Is 62.2).

2.18-29 Tiatira era uma igreja moralmente comprometedora em uma cidade comercial com várias associações de comércio, cada uma com sua divindade patrona. Cidade que freqüentemente patrocinava festas

2.22-24 Cama; Pode-se experimentar a punição para o pecado no corpo físico, o que resulta até na morte prematura. Seus filhos são seus seguidores. As profundezas de Satanás é um castigo sarcástico e mordaz desta doutrina herética (Rm 6.1-23).

2.26-27 O vencedor compartilhará do triunfo de Deus sobre o mal e os malfeitores, além do seu domínio messiânico (ver SI 2.8-9), que foi inaugurado em sua primeira vinda (ver 1.6).

2.28 A estrela da manhã: O próprio Jesus, anunciando o início de um novo dia, é nossa recompensa definitiva (22.16; 2Pe 1.19).

2.29 Ver a seção 4 de Verdade em Ação, no final de Apocalipse.