Comentário de Apocalipse 20 — Matthew Henry

Comentário de Apocalipse Capítulo 20
por Matthew Henry


Comentário de Apocalipse 20 — Matthew Henry

Versículos 1-3: Satanás é amarrado por mil anos; 4-6. A primeira ressurreição; benditos os que tiverem parte nela; 7-10: Satanás é solto: Gogue e Magogue; 11-15: A última e geral ressurreição.

Apocalipse 20:1-3. Aqui há uma visão que mostra, figuradamente as limitações colocadas ao próprio Satanás. Cristo, com poder onipotente, impedirá que o Diabo engane a humanidade como tem feito até agora. Não faltam a Ele poder, nem instrumentos para exterminar o poder de Satanás. Cristo o prende com seu poder e o sela por sua autoridade. A Igreja terá um tempo de paz e prosperidade, mas ainda não terão terminado todas as suas provas.

Apocalipse 20:4-6. Aqui há um relato do reino dos santos durante o tempo que Satanás estiver amarrado. Os que sofrem com Cristo, reinarão com Ele em seu reino espiritual e celestial, em conformidade com Ele em sua sabedoria, justiça e santidade: isto é chamado de primeira ressurreição, com a qual somente serão favorecidos aqueles que servem a Cristo e sofrem por Ele.

É declarada a felicidade destes servos de Cristo. Ninguém pode ser abençoado senão os que são santos, e todos os que são santos serão abençoados. Sabemos algo do que é a primeira morte, e é muito espantosa, mas não sabemos o que é a segunda. Deve ser muito mais terrível: é como se fosse a morte da alma, a eterna separação de Deus. Que nunca saibamos o que é. Aqueles que têm sido feitos participantes da ressurreição espiritual, serão salvos do poder da segunda morte.

Podemos esperar que mil anos se passem após a destruição do Anticristo, das potências idólatras e dos perseguidores, durante os quais o cristianismo puro de doutrina, adoração e santidade será dado a
conhecer em toda a terra. Pela obra poderosa do Espírito Santo, os homens caídos serão criados de novo; e a fé e a santidade prevalecerão tão certamente quanto agora a incredulidade e a impiedade dominam. Podemos com facilidade notar que cessará toda sorte de dores, enfermidades e outras terríveis calamidades, como se todos os homens fossem cristãos verdadeiros e coerentes. Todos os males das contendas públicas e particulares terminarão, e a felicidade de todas as classes se generalizará. Todo homem procurará aliviar o sofrimento, em lugar de adicionar sofrimentos a quem os rodeia. O nosso dever é orar pelos dias gloriosos prometidos, e fazer tudo o que em nossos postos públicos ou privados possam servir como preparação para eles.

Apocalipse 20:7-10. Enquanto este mundo durar, o poder de Satanás não será totalmente destruído, mas será limitado e diminuído. Quando Satanás for novamente solto, começará a enganar as nações e incitá-las a pelejarem contra os santos servos de Deus. Bom seria que os servos e os ministros de Cristo fossem ativos e perseverantes em fazer o bem, como os seus inimigos são para fazer o mal. Deus pelejará esta última batalha decisiva por seu povo, para que a vitória seja completa e a glória seja para Ele.

Apocalipse 20:11-15. Depois dos fatos recém anunciados, rapidamente virá o fim e nada mais é mencionado antes da aparição de Cristo para julgar o mundo. Este será o grande dia: o Juiz, o Senhor Jesus Cristo, vestido de majestade e terror. As pessoas que serão julgadas são os mortos, pequenos e grandes, jovens e velhos; altos e baixos; ricos e pobres. Ninguém é tão vil que não tenha talentos dos quais deverá prestar contas; e ninguém é tão grande que possa se livrar da prestação de contas; não somente os que estiverem vivos quando Cristo vier, mas todos os mortos também. Há um livro de memórias para o bem e para o mal; o livro da consciência dos pecadores, mesmo que antes secreto, então será aberto.

Cada homem recordará todos os seus atos passados, ainda que muitos os tenham esquecido há muito tempo. Outro livro será aberto, o livro das Escrituras, a regra de vida; representa o conhecimento do Senhor sobre o seu povo e suas declarações de arrependimento, a fé e as boas obras deles, mostrando as bênçãos do novo pacto. Os homens serão justificados ou condenados por suas obras; Ele provará seus princípios por suas práticas. Os justificados e absolvidos pelo Evangelho serão justificados e absolvidos pelo Juiz, e entrarão para o gozo da vida eterna, não tendo mais que temer a morte, o inferno ou aos homens maus, porque todos eles serão destruídos juntamente. Esta é a segunda morte, a separação final entre os pecadores e Deus. Que o nosso grande desejo seja observar se as nossas Bíblias nos justificam ou nos condenam agora; Cristo julgará os segredos de todos os homens conforme o Evangelho. Quem habitará com as chamas devoradoras?


Apocalipse 1 Apocalipse 2 Apocalipse 3 Apocalipse 4 Apocalipse 5 Apocalipse 6 Apocalipse 7 Apocalipse 8 Apocalipse 9 Apocalipse 10 Apocalipse 11 Apocalipse 12 Apocalipse 13 Apocalipse 14 Apocalipse 15 Apocalipse 16 Apocalipse 17 Apocalipse 18 Apocalipse 19 Apocalipse 20 Apocalipse 21 Apocalipse 22
Postagem Anterior Próxima Postagem